Sobrenome de origem germânica com mais de um significado conhecido. Pode vir de um apelido ou indicação geográfica, do alto-alemão antigo Lant (Land), “país”, e beraht, “brilhante”. Outras variantes podem proceder da profissão de cambista (lamparter) ou ainda do lugar de origem de um ancestral, neste caso do alto-alemão médio Lamparter, originário da Lombardia, na Itália (“Lampartenlant”).
O nome de família é mais comum na fronteira franco-alemã, na Bélgica e em Luxemburgo, mas também é encontrado na Itália. Além de Lampert, há Lambert, Lamberti e Lampart.
O primeiro deste sobrenome a chegar ao Brasil foi Jacob Lampert (1784-1842), natural de Niedereisenbach, Alemanha, desembarcado com a família em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 16 de dezembro de 1827. Os Lampert fizeram a viagem transatlântica a bordo do Fliegende Adler, chegando primeiro ao Rio e depois dirigindo-se para o Rio Grande do Sul no bergantim Conceição Imperador. Outras famílias Lampert, de origem alemã, chegaram ao Brasil ao longo do século 19. Entre os italianos, há registros de chegada, entre outros, de Giovanni Lambert (1875) e Cesare Lamberti (1891).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a artista visual Letícia Lampert.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA