Sobrenome toponímico português que teria origem no genitivo latino Landini, de Landinus, que viria do germânico land ou do galo landa, “espaço” ou “terra”. O sobrenome parece ter surgido com dom Estevão Anes de Landim, donatário das terras de Candeias e Mecansos, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, Portugal, em 1373, por concessão do rei dom Fernando (1345-83). Seu filho, João de Landim, foi vassalo do rei dom João I (1357-1433) e, de seu casamento com dona Maria de Vasconcelos, teve os filhos que deram seguimento ao nome de família.
No Brasil, há referências ao sobrenome desde século 18, entre outros com o capitão alagoano José Paes Landim, que fundou o engenho de Santa Teresa, no Cariri cearense, em 1731. Filho do alferes Simão Rodrigues de Sousa e Úrsula Paes Landim, o capitão foi casado com Geralda Rabelo Duarte e deu origem à numerosa família conhecida como “Terésios”, em alusão ao engenho. Quase na mesma época, o padre Manuel do Desterro Landim atuava em Olinda, Pernambuco.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos as youtubers Fabiana e Poliana Landim, e o dirigente do Flamengo Rodolfo Landim.