Lee

Sobrenome toponímico inglês, com origem em várias localidades com este nome em condados como Essex, Hampshire, Kent e Buckinghamshire, entre outros. Deriva do inglês antigo leah, “madeira” ou “clareira”, e era usado como indicativo de alguém que vivia perto de um prado ou um porção de terra arável (lee ou lea). Pode ter origem ainda de uma contração do irlandês Ó Laoidhigh, “descendente de Laoidheach”, um prenome derivado de laoidh, “poema” ou “canção”. Neste caso, há variações como O Leye, O Lie e O’Lee.

Nos Estados Unidos, o pioneiro do sobrenome foi o agricultor e legislador Richard Lee, que chegou à Virgínia em 1641. Um de seus descendentes mais conhecidos é Robert Lee (1807-1870), general confederado na Guerra Civil Americana (1861-5), filho de outro militar, Harry “Light Horse” Lee (1756-1818), que lutou na Guerra da Independência Americana (1775-83).

No Brasil, há registros do sobrenome desde o começo do século 19, com William Lee, negociante americano registrado em Recife, Pernambuco, entre 1814-8. Na segunda metade do século 19, imigrantes norte-americanos confederados chegaram ao país após a derrota na Guerra Civil Americana. Muitos dos recém-chegados davam como segundo nome aos filhos o sobrenome do famoso general, caso de Green Ferguson, que batizou o filho como Robert Lee Ferguson.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Rita Lee Jones de Carvalho, a “Rainha do Rock Brasileiro”, descendente de confederados do Alabama e do Tennessee estabelecidos em Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima