Levandowski é um sobrenome toponímico de origem eslava, vindo do polonês antigo lewanda (lawenda), de “lavanda” (Lavandula angustifolia), planta conhecida pela cor e aroma característicos de sua flor.
Pode ser ainda a indicação de um habitante de Lewandów, próximo a Varsóvia, ou uma referência ao leste, usado para indicar imigrantes vindos da Europa Oriental ou da região leste de uma cidade ou região. Em qualquer dos casos, o étimo é acompanhado do sufixo tradicional polonês –ski (usado como adjetivo).
Há ainda a possibilidade de que, em alguns casos (entre os judeus asquenazitas), o nome de família possa vir do alemão Leinwand, o que indicaria uma ocupação, de alguém que trabalha com o linho. Há outras variações, como Lewandowsky, Levandovski e Levanduski.
Embora seja mais comum na Polônia, é encontrado em muitos países do Leste europeu, como Rússia e Ucrânia. No Brasil, há registros de imigrantes poloneses e ucranianos, desembarcados na primeira metade do século 20.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jurista Ricardo Levandowski, ministro do STF e filho de pai polonês, e o jogador de futebol da seleção polonesa Robert Levandowski.