Lisboa

Vista do Mirador Nossa Senhora do Monte, em Lisboa, Portugal

Sobrenome toponímico português, com origem na capital lusitana. O nome Lisboa vem da denominação romana Felicitas Iulia Olisipo, que evoluiu, ao longo do tempo, para Olisipona, Ullyssipona e Lisbona. Olisipo, o termo latino que deu origem à forma moderna Lisboa, tem origem no fenício e teria como significado “baía formosa” ou “baía prazerosa”. Como é um sobrenome que indica o lugar de procedência de um ancestral, há mais de uma família sem ligação de parentesco.

No Brasil, há registros desde, pelo menos, o século 17. No Rio de Janeiro, um certo Pedro de Lisboa Turco se casou em 1690, na Igreja de São José, com Isabel Ferreira, uma escrava alforriada. Em Minas Gerais, há uma numerosa família, descendente de João Maria Lisboa (1816-59), de origem carioca.

Existem ainda registros da presença de cristãos-novos (judeus convertidos à força no final do século 15), tanto no Brasil quanto em Portugal.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o músico Nei Lisboa e a atriz Mel Lisboa.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima