Sobrenome patronímico português, com origem no latim Laurentius, “natural de Laurento” (Laurentum, em latim), cidade de Lácio, Itália, antiga capital dos latinos, cuja raiz é laurus, “loureiro” ou “louro” – por isso também é tido como “o adornado com louro” ou “coroado com louro”.
Mártir do século 3, o nome de São Lourenço deu origem às formas Lawrence (inglês) e Lorenzo (italiano e espanhol), populares a partir do século 12.
Em Portugal, há muitas famílias que adotaram o sobrenome sem que haja ligação entre elas. Entre as mais conhecidas está a de João Lourenço, que prestou grande serviço ao rei dom Afonso V (1432-81), tendo recebido por isso carta de brasão de armas em 5 de setembro de 1475.
Um dos nomes mais conhecidos no Brasil é o do capitão-mor Manuel Lourenço de Andrade. Natural de Lamego, em Portugal, vereador em São Paulo e bandeirante, Manuel Lourenço foi o povoador de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em 1658.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o educador Manuel Lourenço Filho (1897-1970).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA