Luz

Pôr do sol no mar Báltico na Letônia

Sobrenome ibérico que pode ter mais de uma origem. Pode ser patronímico, vindo de Lúcio, derivado do prenome latino Lucius, ou Luci, de lux ou lucis, “luz”, “claridade” ou “luz do dia”. Pode, ainda, ter origem na devoção a Nossa Senhora da Luz. O agricultor Pedro Martins, de Carnide, próximo a Lisboa, em Portugal, foi o precursor da devoção. Preso pelos mouros em 1459, a Virgem teria aparecido diante dele e o libertado em 1463. Pedro construiu, então, uma capela dedicada à santa.

Há, no entanto, referências mais antigas: dom Fafes Luz teria servido como alferes-mor do conde dom Henrique (1066-1112). Mais tarde, em 1475, dom Fernão Luz recebeu brasão de armas do rei português dom Afonso V (1432-81). Dom Fernão era senhor da quinta da Luz, no Porto, o que também indica a procedência toponímica de alguns ramos.

No Brasil, há menções ao sobrenome desde o século 16. No Rio de Janeiro, Inácio da Luz deixou geração de seu casamento com Maria da Costa, em 1599. Há pelo menos dez famílias da Luz registradas no Rio entre os séculos 16 e 17. Vindas de Portugal, Açores e Espanha, muitas famílias Luz chegaram ao Brasil ao longo dos séculos 18 e 19, principalmente em Santa Catarina, São Paulo e alguns estados do Nordeste.

Entre os nomes mais conhecidos do sobrenome Luz está o do engenheiro e político catarinense Hercílio Luz (1860-1924), governador de Santa Catarina em três oportunidades (1894-8, 1918-22 e 1922-24), homenageado com o nome da ponte que liga a ilha de Florianópolis ao continente.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima