Sobrenome toponímico português, Macedo é derivado do latim matianetu, lugar de maçãs ou macieiras. Alguns etimologistas supõem, embora não encontre confirmação em documentos, que tenha sido alterado com o tempo, de “Maçãedo” para “Macedo”.
O primeiro a usar o sobrenome foi dom Afonso Gonçalves de Macedo, filho de João Gomes do Vinhal, que segundo registros do mosteiro de São Pedro de Cete fora apelidado de “Maceda”, provavelmente por ser da vila de mesmo nome, em Trás-os-Montes, embora também possa vir de Macedo de Cavaleiros. Este era filho de dom Egas Gomes, natural de Toledo, na Espanha, e que teria passado a Portugal junto com o conde dom Henrique (1066-1112).
No Brasil
De Portugal o sobrenome passou ao Brasil, onde se destacam os nomes de Antônio Correia Pinto de Macedo (1719-83), bandeirante e capitão-mor do Sertão de Curitiba (PR) e da vila de Lages (SC); o capitão-mor Pedro Monteiro de Macedo, governador da Paraíba entre 1734 e 1744; e Cosme Rangel de Macedo, governador-geral interino do Brasil entre 1581 e 1583.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820-82) e o bispo evangélico Edir Macedo.
Por Rodrigo Trespach.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA