Machado

Imagem ilustrando três machados, simbolo de uma das famílias machado.

Uma das mais antigas de Portugal, a família Machado tem origem no século 12 com dom Mendo Moniz, cavaleiro que comandou a ala esquerda do Exército de dom Afonso Henriques (ca. 1111-85), alcunhado “o Conquistador”, primeiro rei de Portugal como Afonso I, na batalha do campo de Ourique – dom Mendo seria descendente de dom Moninho Vegas, o Gasco.

Segundo a tradição, dom Mendo e seus filhos Pedro e Nuno Mendes de Gandarei foram os primeiros a entrar no castelo de Santarém, cujas portas arrombaram com machados, durante a tomada da cidade aos mouros em 1147. Dom Mendo foi “rico-homem”, mais alto grau de nobreza, e guarda-mor do rei. Foi o neto Martim Pires, filho de Pedro Mendes, o primeiro a usar a alcunha “Machado”, alusão ao feito do pai e do avô. O brasão de armas da família apresenta três machados, também lembrança da ação em Santarém.

À família de Álvaro Machado Pinto, o imperador do Sacro Império Fernando II concedeu brasão de armas em 6 de maio de 1636, em Viena. Já seu pai, Francisco Rodrigues Machado, que havia combatido os mouros em Fez, no Marrocos, e na Mauritânia, tendo sido feito prisioneiro e depois resgatado pelo rei Felipe da Espanha, recebeu o hábito da Ordem de Cristo, de Portugal.

Mas existem famílias Machado sem ligação com os nobres lusitanos. No Açores, viveu Mécia de Andrade Machado, filha de João de Lisboa Machado da família do concelho de Lanhoso, em Portugal. Do casamento de Mécia com Gonçalo Annes descende Gaspar Dutra Machado, nascido na Ilha Terceira em 1597 e que, migrando para o Rio de Janeiro, deixou descendentes. Dos Açores, muitos Machado emigraram mais tarde para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente no século 18.

No Brasil

No Rio de Janeiro, pelo menos 39 famílias Machado foram registradas entre séculos 16 e 18. O sobrenome também foi adotado por africanos e descendentes escravizados, entre os quais o capixaba Vicente Pereira Machado, que recebeu o sobrenome do dono da propriedade onde vivia.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908).er

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima