Maciel

O sobrenome Maciel chegou ao Brasil vindo de Portugal e dos Açores, mas a tradição afirma que sua origem é francesa. A família descenderia de um fidalgo francês que chegou a Portugal junto com dom Afonso Henriques (1106-85), o Conquistador. Alcaide-mor da Vila Nova de Cerveira, este fidalgo teria sido povoador da vila de Viana da Foz do Lima, tendo construído seu solar, o “solar dos Maciéis”, na freguesia de São Sebastião de Darque, termo da vila de Barcelos, edificação esta que se achava destruída ou abandonada no reinado de dom João IV (1604-56).

Nenhum genealogista antigo, porém, encontrou o título da família em tempo tão remoto, sendo o nome mais antigo conhecido o de Gonçalo Anes Maciel, que viveu no século 15 e foi pai de Bartolomeu Gonçalves Maciel, comendatário do mosteiro de Palma.

Há os que dão a Itália como origem do sobrenome e outros que acreditam estar ele associado à macieira (árvore da maça), origem também dos sobrenomes Macieira, Maceira e Maçoulas.

No Brasil

No Brasil, o sobrenome é encontrado em muitas regiões desde o século 17. Entre personagens da história brasileira, citamos Bento Maciel Parente, que foi governador-geral do Pará (1622-26) e governador do Maranhão (1638-42); e Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1830-97), líder de um movimento religioso no arraial de Canudos.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Marco Antônio de Oliveira Maciel, vice-presidente dos mandatos FHC, o 22º da República (1995-2002).

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima