Maldonado

Mural na cidade de Sevilha em homenagem à província espanhola de Albacete.

Sobrenome espanhol, com mais de uma origem conhecida. Primeiro, viria da alcunha dada a dom Nuno Pires, que viveu no século 12, filho de Pedro Aires de Aldana, senhor de Aldana, Sande e Reza, e de dona Egilona Sores Deza. Maldonado seria a forma primitiva de “Maldoado”, o apelido do fidalgo. Casado com dona Teresa Pires, teve com ela os filhos que deram seguimento ao nome de família.

Outra procedência seria do sobrenome como um toponímico, com origem em uma aldeia da província espanhola de Albacete. Neste caso, Maldonado seria a forma espanhola para MacDonald, sobrenome patronímico de origem gaélica, significando “filho de Donaldo”. Donald/Donaldo deriva do celta Dubnovalos ou Dummnovalos, “poderoso no mundo” ou “o que governa o mundo”.

Na Espanha, entre os nomes de destaque está o de Rodrigo Arias Maldonado de Talavera, doutor e catedrático de Salamanca e membro do Conselho Real de Castela no século 16. Sua filha foi casada com Martim Afonso de Souza (ca.1490-1564), explorador da costa brasileira (1531), primeiro donatário da capitania de São Vicente (1533-64) e governado da Índia (1542-5). No Brasil, o sobrenome é conhecido através da história de João Velho Maldonado (ca.1460-1555), que, casado com Catarina Afonso de Balbode, foi pai de João Ramalho (149-1580), o explorador português que chegou ao Brasil por volta de 1512 e é conhecido como “Patriarca dos Bandeirantes”.

Algumas personalidades com o sobrenomes são a escritora Maria Tereza Maldonado e a jornalista Patrícia Maldonado.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima