Marques, Marquez, Márquez

Imagem mostra apenas os sapatos de duas pessoas. Os pés maiores, indicando serem os do pai, e entre eles dois pés menores, indicando serem os do filho.

Patronímico ibérico, Marques, Marquez ou Márquez, como é mais frequente entre os espanhóis, tem origem no prenome Marcos. Ou seja, foi usado por alguém identificado como filho de Marcos. O prenome, por sua vez, vem do latim Marcus, martelo de ferreiro, e provavelmente do etrusco Marce (ou Mamercus), ferreiro ou martelador. É associado ao deus da guerra dos romanos, Marte (em latim, Mars ou Martis).

O título nobiliárquico marquês, por sua vez, tem origem no alemão Markgraf, literalmente o “defensor de uma marca” (de marka, marco, limite territorial).

Como todo patronímico, Marques (ez) tem origem em diversos patriarcas, por isso existem muitas famílias sem ligação alguma entre elas.

Em Portugal, entre as mais antigas linhagens nobres está a de Antônio Marques de Oliveira, que em 24 de abril de 1545 recebeu brasão de armas do imperador Carlos V (1500-58).

No Brasil

O sobrenome está presente desde o início do período colonial. Entre outras, mencionamos a família do capitão-mor de Aiuruoca Antônio de Arantes Marques (1738-1801).

O sobrenome foi adotado por cristãos-novos, judeus convertidos à força ao cristianismo. Como exemplo, mencionamos Estevão Marques, filho de João Marques Vicente e de Joana Lopes, morador na Bahia do final do século 17.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos os futebolistas Everaldo Marques da Silva (1944-74), jogador do Grêmio e Campeão do Mundo em 1970, e Rafa Márquez da seleção mexicana; o escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), a Miss Brasil 1949 Jussara Marques (1931-2006), o ator André Marques e o cantor de axé Bell Marques.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima