Mata, Matta

Imagem de uma região de mata fechada, com várias árvores.

Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim matta, “terreno coberto de árvores”, “bosque”. Há vários topônimos na Península Ibérica com o nome Mata, ou Matta, na grafia antiga, de onde famílias tomaram a identificação.

Na Espanha, o sobrenome tem origem no solar da Mata, vale de Ribara, na Galícia, de onde tirou o sobrenome Rui Fernandes da Mata, dito o “Feio”, que foi casado com dona Sancha Ramires. Em Portugal, há pelo menos duas origens. O tronco de Luís Gomes de Elvas Coronel (ca.1558-1607), descendente de judeus, que em 18 de fevereiro de 1606 recebeu como mercê real o título de nobreza e o direito de usar da Mata, por ser senhor da Quinta da Mata de Flores, em Loures, no termo de Lisboa; e o de Gonçalo Anes da Mata, casado com Mécia Teles.

Na Itália, o sobrenome é grafado como Matta ou Da Matta e pode ter outro significado que não bosque: em um dialeto sardo teria o  significado de “ventre” ou “barriga”.

Da Península Ibérica ou da Itália, as variações do sobrenome chegaram ao Brasil em diversas épocas e lugares. Entre os de origem ibérica  encontramos o sargento-mor João de Almeida da Mata, que viveu no Pará do século 18 e o advogado cristão-novo Domingos Teixeira da Matta, residindo no Rio de Janeiro, em 1713. Já entre os italianos, o imigrante Angelo Matta chegou com a família em São Paulo em 1896.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o antropólogo Roberto da Matta e a cantora Vanessa da Mata.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima