Matoso, Mattoso, Matozo

Sobrenomes portugueses com origem em um toponímico ou vindo de uma alcunha. Etimologicamente, matoso é “lugar de mato cerrado” ou “coberto de mato”. Mato ou mata vem do latim matta ou mattae, “porção de plantas que cobre um terreno”. A alcunha pode ser referência a um ancestral com abundância de pelos.

Em Portugal, há registros do tempo do rei dom João III (1502-57) de um certo Pedro Fernandes, contador em Lisboa e chamado de “o Matoso” devido à barba cerrada.

No Brasil, há registros do sobrenome desde o século 17. No Rio de Janeiro viveu Ascenço Matoso, que foi casado com Maria Gomes, tendo filhos nos anos 1660 e 1670. No final do século 19, há também registros de imigrantes espanhóis com este sobrenome desembarcados em São Paulo.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o político José Matoso de Sampaio Correia (1875-1942) e o escritor Chico Mattoso.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima