Sobrenome popular no Japão, Matsumoto, como muitos dos nomes de família japoneses, é uma referência toponímica, ou seja, identifica o local onde a família vivia. Neste caso, na “na base do pinheiro”. Vem de matsu, “pinheiro”, e moto, “pé” ou “princípio”. Pelo menos um lago e três localidades têm esse nome no Japão, entre eles o domínio de Matsumoto, onde está o castelo de Matsumoto, em Nagano.
Os primeiros com este sobrenome a chegarem ao Brasil foram Kumatachi (ou Kumataki) e Sosaku Matsumoto, desembarcados em Santos, São Paulo, no dia 18 de junho de 1908. Eram passageiros do Kasato Maru, o primeiro navio com imigrantes japoneses chegado ao país. Na sequência, muitos outros Matsumoto desembarcaram na América do Sul, principalmente durante os anos 1920.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Masayoshi Matsumoto (1946-2020), o chef Yoshi, natural de Sasebo, Nagasaki, que chegou ao porto de Santos com 12 anos, acompanhando a família, em 1960. Ele se estabeleceu, mais tarde, em Recife, onde se tornou uma referência nacional em gastronomia. Além dele, carregam o sobrenome o mesa tenista Cazuo Matsumoto e o jogador de baseball Yuichi Matsumoto.