Mauer, Maurer

Museu e antiga prisão Kilmainham em Dublin, Irlanda.

Mauer e Maurer são dois sobrenomes alemães com a mesma raiz etimológica, mas que identificam nomes de família distintos. Maurer tem origem no alto-alemão médio muraere ou murer, o profissional que trabalha com alvenaria, “pedreiro”. Mauer, por sua vez, procede de mure ou mur, referência a uma parede ou muro. Em tempos remotos significava alguém que morava em uma casa ou edificação antiga, mas igualmente, podia indicar a ocupação de pedreiro.

Em casos muito específicos, Mauer também pode ser um toponímico, indicando um ancestral originário de Mauer, em Baden-Württemberg. Além de Mauer e Maurer, existem variações como Mäurer e Meurer.

O primeiro Maurer chegado ao Brasil foi Johann Wilhelm Maurer, de Bischmisheim, próximo a Saarbrückem, no Sarre, fabricante de ferraduras e casado com Catharina Hafner. Ele desembarcou em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, com a esposa e cinco filhos em 18 de março de 1829, tendo feito a viagem do Rio de Janeiro a Porto Alegre no costeiro Orestes, e da Alemanha até a capital imperial no transatlântico Olbers.

O sobrenome ficou conhecido no Sul do país por meio de Jacobina Mentz Maurer (1842-74), esposa de João Jorge Maurer (neto de Johann Wilhelm Maurer) e líder religiosa gaúcha, morta por tropas do governo imperial com muitos de seus seguidores no episódio dos Mucker do Ferrabrás (1873-4).

Sobrenome menos comum, o tronco da família Mauer no Brasil tem origem em Christian Mauer (1797-1879), moleiro natural de Freimersheim, no Palatinado, que chegou solteiro a São Leopoldo em 27 de fevereiro de 1826, tendo feito a viagem do Rio de Janeiro a Porto Alegre na sumaca Nova Sociedade, e da Alemanha até a capital imperial no transatlântico Der Kranich (em segunda viagem).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o músico Augusto Maurer, clarinetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima