Mendonça (ou Mendonza) é um sobrenome toponímico ibérico, com origem nas províncias de Álava e Biscaia, no País Basco, Espanha. A etimologia é basca, vem dos termos mendi, montanha, e otz, frio; ou seja, “montanha fria”.
O nome de família surgiu com dom Iñigo Lopes, senhor de Lodio e de Mendoza, localidade de onde tirou o sobrenome, em 1164. Dom Iñigo Lopes era filho de dona Sancha Dias de Frias, filha de dom Digo Lopes, oitavo senhor de Biscaia, e dom Lopo Sanches, senhor de Alaba e do Vale de Lodio (1081-1101).
De Castela, na Espanha, o sobrenome passou para Portugal no reinado de dom Afonso III (1210-79) por meio de Fernão Furtado, que do casamento com dona Guiomar Afonso de Resende deu origem aos Furtado Mendonça, de cujo tronco descente André Furtado de Mendonça (1558-1611), governador português na Índia.
O irmão de Fernão Furtado, Pedro Dias de Mendonça, era fidalgo em Sevilha, em 1253, no tempo do rei dom Afonso X de Castela (1221-84). Mais tarde, o filho de Pedro Dias de Mendonça, Fernando Arrais de Mendonça, se estabeleceu no Algarve em 1339.
No Brasil
De Portugal, o sobrenome chegou aos Açores nos século 15, com João Henrique Furtado Mendonça, passando mais tarde para o Brasil, onde são mais comuns as formas Mendonça e Mendoça. Entre outros, mencionamos Antônio Francisco de Mendonça, natural da Ilha do Faial, que exerceu cargos governança entre 1750-1800 em Paranaguá, PR, e Afonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça, governador-geral do Brasil entre 1671 e 1675.
Os Mendoza da Espanha chegaram à América no século 16. Entre os conquistadores espanhóis, García Hurtado de Mendoza (1535-1609) foi governador do Chile e vice-rei do Peru. Em sua homenagem foi fundada, em 1561, a cidade de Mendoza, na Argentina.
O sobrenome foi adotado também por famílias judaicas. Existem referências a cristãos-novos no Brasil do século 18, como Antônio de Mendonça, português morador em Minas, em 1731.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o poeta Gilberto Mendonça Teles, a cantora Marília Mendonça e o ator Mauro Mendonça.
Por Rodrigo Trespach.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA