Sobrenome italiano cuja origem é um hipocorístico (um apelido ou uma palavra que indica proximidade) derivado do nome próprio Domenico, do latim Dominicus, “consagrado ao Senhor”. Em dialetos, Domenico tem as formas Menego, Menico, Mengo ou Minigo, tendo daí originado vários nomes de família.
O sobrenome Meneghel (Meneguel) é típico das regiões do Vêneto e de Friul-Veneza Júlia, mas existem outras variações derivadas, como Meneghino, Meneguelli, Meneguello e Meneghetti.
No Brasil, o Meneghel (Meneguel) chegou no final do século 19, com o início da imigração italiana. O primeiro parece ter sido Pietro Meneghel, instalado em Urussunga, Santa Catarina, em 1878. Ainda na região Sul, há vários imigrantes registrados, entre eles Étore Meneghel, natural de Imer, em Trentino-Alto Ádige, província de Trento, e morador na Linha Torrens, hoje município de Morro da Fumaça, Santa Catarina. É o bisavô da apresentadora Maria da Graça Meneghel, a “Xuxa”.
No Espírito Santo, Francesco Meneghel, vindo de Treviso com a família a bordo do navio Presidente, desembarcou em Vitória em 1879. Em São Paulo, foram registrados Antonio Meneguelli e Domenico Meneguel (1887), entre vários outros.