Meneses, Menezes

imagem de um peão de xadrez com uma coroa. Peças brancas e pretas em seu redor como se esse peão estivesse passando em meio aos seus suditos.

Meneses (ou Menezes) é um sobrenome toponímico ibérico. Não há consenso quanto ao local de origem, alguns acreditam que seja uma alusão ao vale de Mena, em Burgos, enquanto outros afirmam ser referência a Meneses, na província de Palencia, na Espanha. Deste último lugar tirou o sobrenome dom Telo Peres de Meneses, filho de dom Pedro Bernardes que, segundo se acredita, descende dos reis godos de Leão (nos séculos 9 e 10). Dom Telo, ou Telles, viveu no tempo dos reis dom Afonso VIII de Castela (1155-1214) e dom Afonso IX de Leão (1171-1230), sendo mencionado como senhor de Menezes em 1181. Seu filho dom Afonso Telles de Menezes, famoso na luta contra os mouros na Andaluzia e no Marrocos, deu seguimento ao sobrenome e também ao nome de família Albuquerque.

Em 1661, dom Antônio Luís de Meneses (1603-75) recebeu o título de marquês de Marialva, usado por seus descendentes até 1826, com a morte do sexto marquês, dom Pedro José Joaquim Vito de Meneses (1775-1823), conselheiro de Estado de dom João VI.

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome passou à América, onde o sobrenome é frequente entre os administradores coloniais portugueses no Brasil. Entre outros, fizeram parte dom Rodrigo César de Meneses, governador e capitão-general da capitania de São Paulo (1721-27); Antônio de Sousa Meneses, o “braço de prata”, governador-geral do Brasil (1682-84) e alvo das sátiras do poeta baiano Gregório de Matos; Luís César de Menezes, governador-geral do Brasil (1705-10) e Vasco Fernandes César de Menezes, vice-rei do Brasil (1720-35).

Além de cristãos, porém, alguns Menezes tinham origem judaica e muitos foram denunciados ao Santo Ofício durante o século 17. O sobrenome também foi adotado por africanos e descendentes escravizados, entre eles Marcelino Rodrigues de Menezes. O castigo de 250 chibatadas imposto ao “Baiano”, como Marcelino era conhecido, rebelou os marinheiros da Marinha brasileira, dando origem a Revolta da Chibata, em 1910.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Bezerra de Menezes (1831-1900), médico e nome destacado do espiritismo kardecista brasileiro; o violoncelista Antônio Meneses e o treinador de futebol Mano Menezes.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade? Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima