Maier, Mayer, Meier, Meyer

Casas próximas a montanhas e campo de grama.

Sobrenome germânico com origem em uma ocupação. Procede do latim maior (major ou magnus), que deu origem no baixo-alemão médio (saxão) e no alto-alemão médio a meier ou meiger, aquele que era o responsável pela supervisão de uma propriedade e exercia jurisdição em nome do senhor feudal. Desde o século 16, o nome foi estendido também ao arrendatário de uma fazenda. Em casos específicos, porém, pode designar alguém com origem em Mayen, localidade próximo a Coblença, na Alemanha.

O sobrenome é comum também entre a população judaica. Neste caso, tem procedência em meïr, do hebraico “iluminado” ou “ilustre”, usado inicialmente como prenome e depois como sobrenome (sendo a variação Meyer a forma mais comum).

No Brasil, o sobrenome chegou com as primeiras levas de imigrantes alemães no início do século 19. Entre os pioneiros, mencionamos Heinrich Christian Meyer (1789-1860), padeiro e hoteleiro no Rio de Janeiro, que veio ao Brasil para servir como soldado. Desembarcou na capital imperial no transatlântico Caroline, em 14 de abril de 1824. No Rio Grande do Sul, há o caso específico da família Meyer (ou Mayer), que se estabeleceu no litoral no estado e teve o sobrenome aportuguesado para “Maia” por confusão entre a pronúncia do alemão e nome de família comum em Portugal.

O ensaísta Augusto Meyer (1902-70) e o ator José “Zé” Mayer são algumas personalidades de destaque com o sobrenome.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima