Miranda

Miranda é um sobrenome toponímico ibérico. O mais antigo ancestral conhecido em Portugal é dom Martim Afonso da Charneca (1360-1416), filho de Afonso Pires da Charneca, senhor de Alcaçovas e diversas outras terras.

Dom Martim Afonso disputou com o irmão o direito à herdade da casa paterna, tendo o rei dom João I (1357-1433) decidido em seu favor, mesmo ele sendo clérigo. Enviado à França como embaixador, retornou a Portugal, sendo nomeado bispo do Porto e depois de Braga, em 1398. Da França ele veio com uma senhora castelhana chamada dona Mécia Gonçalves de Miranda, com quem teve os filhos que dão seguimento ao sobrenome desta família.

Alguns genealogistas afirmam que os filhos herdaram a identificação familiar da mãe por terem origem nobre e alcaidaria-mor na cidade espanhola de Miranda. Outros afirmam que foi o rei dom João I, que tendo doado o padroado da Igreja de São Cristovão de Lisboa a dom Martim Afonso exigiu que seus descendentes usassem o Miranda.

O nome da cidade de Miranda tem origem no latim mirandus (-a, -um), digno de admiração, maravilhoso, significando miradouro ou mirante. Em catalão, também miranda. Como existem várias cidades com este nome na Espanha e em Portugal, existem muitas famílias sem ligação com o bispo dom Martin Afonso e dona Mécia Gonçalves de Miranda.

Da Península Ibérica o sobrenome passou a América, onde Francisco de Miranda (1750-1816) foi um dos líderes da independência venezuelana.

No Brasil

O sobrenome chegou ao Brasil no século 17, sendo usado também por cristãos-novos (judeus) e escravizados africanos. No século 18 é encontrado entre os casais de imigrantes açorianos que chegaram para o povoamento da região sul do país.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a cantora Carmem Miranda (1909-55), o poeta Luiz de Miranda e o ator Luis Miranda.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima