Miura

Sobrenome japonês, com origem no local de procedência da família — a maioria dos sobrenomes japoneses identificam o lugar ou a região onde a família ou o clã vivia. No caso dos Miura, refere-se a uma localidade com “três enseadas” ou “três baías” (de Mi, “três”, e Ura, “baía”). 

Pelo menos três grupos familiares adotaram esse sobrenome: uma família de samurais do clã de Yamaguchi e duas de dáimios — os senhores feudais do Japão. A família de dáimios mais antiga surgiu na Península de Miura, próximo a baía de Sagami, no século 11, sendo descendente de Taira no Takamochi (839-911), membro da família imperial rebaixado à nobreza. A outra família de dáimios descende de Miura Iemura (que viveu no séc. 13) e foi elevada à categoria com Masatsugu (1600-1641), em 1639. 

O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 20, com o primeiro navio de imigrantes japoneses, o Kasato Maru, que chegou ao porto de Santos em 18 de junho de 1908. Nele estavam duas famílias Miura vindas de Fukushima: a de Kisaji Miura, com a esposa e o primo Gensuke Sishito (família 53 da lista original do navio), e a de Kiwana Miura, que veio com a esposa e quatro primos da família Honda (família 44 da lista). 

Embora o sobrenome seja japonês, é provável que este nome de família seja mais conhecido no Brasil por causa da Miura, fábrica de automóveis gaúcha criada em 1976 por Aldo Besson e Itelmar Gobbi, e cujo nome era referência a um modelo esportivo da fábrica italiana Lamborghini. 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima