Monteiro

Capa com um homem em ambiente de caça, simbolizando a origem do sobrenome monteiro

Monteiro é um sobrenome português, com origem em um ofício. Alguns genealogistas acreditam que o primeiro a adotá-lo foi Rui Monteiro, morador de Penaguião, que teria sido fidalgo e monteiro-mor de dom Afonso Henriques (ca. 1111-85), o primeiro rei português, de onde teria tirado o sobrenome. Era chamado de monteiro, o responsável pela guarda das matas e rios, área de caça do rei, ou o caçador que usava montaria. A descendência de Rui Monteiro seguiu por Egas Monteiro, que serviu a dom Sancho I e dom Afonso II, nos séculos 12 e 13.

Outra família é a de Francisco Monteiro de Pale, cavaleiro e fidalgo de dom João III (1502-57). Na fortaleza de Pale, entrou em luta corporal com um capitão turco, matando seu oponente com um punhal. Por este e outros serviços prestados, o rei lhe concedeu brasão de armas em 12 de março de 1548. A imagem do escudo contém a cena da luta em Pale, enquanto o timbre apresenta um braço com um punhal.

Alguns genealogistas consideram a possibilidade de Monteiro ter origem toponímica, relativo a montes ou elevações geográficas. Existem, dessa forma, muitas famílias Monteiro sem ligação alguma entre elas.

Em São Paulo, no Brasil, viveu entre o final do século 17 e início do 18 o capitão Tomé Monteiro de Faria, procurador do oitavo donatário da capitania, Francisco Luís Carneiro de Sousa.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948), criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima