Montoro

Monte Resegone, nos Alpes de Bérgamo, norte da Itália

Sobrenome toponímico italiano e espanhol. Na Itália tem origem em localidades de duas províncias (Trento e Avellino) e em várias outras localidades chamadas Montoro — ou, ainda, em cidades e lugares denominados Montorio (em Bologna, Verona, Rieti e Roma). Na Espanha, está associado a localidades na província de Burgos e a Montoro, na cidade em Córdoba.

Em todos os casos, a etimologia vem do latim mons ou montis, de “monte”, e aurus, “ouro”, ou torus, de “elevação” ou “fortaleza”. Além de Montoro e Montorio, existem variações como Montorero, Montori e Montuori, podendo ou não ter ligação de parentesco entre elas.

Em São Paulo, diversos imigrantes Montoro (e variações) foram registrados principalmente no começo do século 20. Entre outros, mencionamos Vicenzo Montoro, italiano chegado em 1890, e o espanhol Antonio Montoro, chegado em 1891.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Franco Montoro (1916-99), jurista e político, ministro do Trabalho (1961-2) no governo João Goulart e governador de São Paulo (1983-7).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima