Sobrenome toponímico italiano e espanhol. Na Itália tem origem em localidades de duas províncias (Trento e Avellino) e em várias outras localidades chamadas Montoro — ou, ainda, em cidades e lugares denominados Montorio (em Bologna, Verona, Rieti e Roma). Na Espanha, está associado a localidades na província de Burgos e a Montoro, na cidade em Córdoba.
Em todos os casos, a etimologia vem do latim mons ou montis, de “monte”, e aurus, “ouro”, ou torus, de “elevação” ou “fortaleza”. Além de Montoro e Montorio, existem variações como Montorero, Montori e Montuori, podendo ou não ter ligação de parentesco entre elas.
Em São Paulo, diversos imigrantes Montoro (e variações) foram registrados principalmente no começo do século 20. Entre outros, mencionamos Vicenzo Montoro, italiano chegado em 1890, e o espanhol Antonio Montoro, chegado em 1891.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Franco Montoro (1916-99), jurista e político, ministro do Trabalho (1961-2) no governo João Goulart e governador de São Paulo (1983-7).