Moraes, Morais, Morales

Sobrenome ibérico, com formas e origens diversas, sendo mais comum as versões Moraes, Morais e Morales. Procede do latim morum, de moral, ou de maurus (moroon, em grego), de mouro, nativo da Mauritânia, no norte da África. É normalmente aceito como um toponímico, vindo de Morales, na Espanha, ou de Morais, em Trás-os-Montes, em Portugal – na Espanha existem diversas outras vilas com este nome, em Toledo, Leão, Navarra e Oviedo, entre outras regiões.

Entre os nomes mais antigos conhecidos está o de dom Garcia Garcês de Aza, rico-homem – assim chamados os nobres da época – de dom Afonso VIII de Castela (1155-1214). Vivia por volta de 1166 e casando com dona Leonor Fortunes teve geração que deu origem ao sobrenome. Segundo a tradição, dona Leonor era filha de dom Fortum Lopes, o “de Morales”, supostamente descendente de Estevão Peres de Morales, que em 1116 defendeu a torre de Morales (“del Moral”), próximo ao rio Douro, do ataque do rei de Marrocos, que invadira a Espanha. Do casal, entre outros, nasceu dom Gonçalo Rodrigues de Morales, que passando a Portugal se estabeleceu em Trás-os-Montes dando nome a vila de Morais. Ali, casou com Constança Soares, sendo vassalo dos reis dom Afonso Henriques (1111-85), dom Sancho I (1154-1211) e dom Afonso II (1185-1223).

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome (e suas variadas formas) passou aos Açores e ao Brasil ao longo do período colonial.

O primeiro parece ter sido o português Balthazar de Moraes de Antas, mencionado em São Paulo em 1579. Casado com Brites Rodrigues Annes foi pai de, pelo menos, dois filhos homens que dão seguimento ao sobrenome. De origem açoriana, entre muitos outros, mencionamos Sebastião de Moraes, da ilha de São Miguel, que casado em Parnaíba (SP), em 1701, com Teresa da Silva, deixou descendência.

O sobrenome também foi adotado por famílias judaicas. No Brasil holandês, Jacob Gabbay de Morais consta na lista de membros da comunidade israelita Tzur Israel e Magen Abraham (1648-54).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Prudente José de Morais Barros (1841-1902), terceiro presidente do Brasil (1894-98); o empresário Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014), presidente do Grupo Votorantim; o cantor Orlando de Morais Filho; e o escritor Reinaldo Moraes.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima