Sobrenome italiano, com origem no cognome latino Maurus, que significa aquele que é nascido ou vindo da Mauritânia. Mauro era uma alusão a cor da pele escura dos povos do Norte da África (“mouros” ou moresche) e também foi adotado como sobrenome na Roma Antiga. Na Idade Média era escrito como Moro ou Mourus e acrescido do sufixo diminutivo (-etti e variações) tinha como significado “pequeno mouro”. Passou a ser mais comum na Itália do século 15 e há variações como Moretti, Moretto, Morucci e Moruzzi.
No Brasil, o sobrenome chegou com a Imigração Italiana iniciada no final do século 19. Entre os pioneiros estão as famílias de Raiomondo Moretti, chegando a Vitória, no Espírito Santo, a bordo do navio Werneck em 26 de outubro de 1876, e depois enviados para a colônia de Santa Leopoldina; e Luigi Moretto, vindos no navio Mario, chegados em 19 de dezembro de 1888 e depois direcionados a Itapemirim. Diversos imigrantes com estes sobrenomes também chegaram ao Rio Grande do Sul e a São Paulo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ilustrador Gervasio Moretti, o músico Fabrizio Moretti e o educador e escritor Vasco Moretto.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA