Sobre Nomes

Munhoz, Muniz

Foto de uma colina com árvores e grama. Ao fundo, um céu sem nuvens.

Sobrenome patronímico espanhol com origem no nome próprio Munio, Munho ou Muñón, comum durante a Idade Média ibérica – Muniz também é usado hoje como prenome. Em português, Moninho ou Munio. O vocábulo viria do basco muiño, “colina” ou “sítio”, de onde procedeu munõ-itz, “alto da colina”. As muitas variações do nome deram origem a diversos sobrenomes e famílias, sem ligação entre si, como Muño, Munes, Munioz, além das mais comuns Munõz, Munhoz, Moniz e Muniz. 

Em Portugal, o primeiro Munhoz conhecido é dom Afonso Munõz, fidalgo e alcaide-mor de Soure no tempo de dom Manuel I (1469-1521). Seu filho João Munhoz, já com a forma aportuguesada, deu seguimento ao sobrenome.

O sobrenome Muniz é bem mais antigo. A tradição afirma que entre os primeiros a usá-lo em Portugal está Egas Moniz (1080-1146), o “Aio”, fidalgo e escudeiro de dom Afonso Henriques (1111-85), primeiro rei português. Mais tarde, no tempo de dom João I (1357-1433), viveu um Gil Aires Moniz

No Brasil, os sobrenomes chegaram no período colonial. Posteriormente, vários imigrantes, tanto espanhóis quanto portugueses, chegaram ao país entre o final do século 19 e o começo do século 20. Entre os nomes destacados da história do Brasil está o do maranhense João Braúlio Muniz (1796-1835), um dos três integrantes da Regência Trina Permanente (1831-5). 

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Estevan Muniz, a modelo Letticia Munniz, o cantor Raphael Calux Munhoz Pinheiro (conhecido como Munhoz) e a modelo Angela Munhoz.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA