Sobrenome toponímico espanhol, com origem na vila de Narváez. É provável que o nome da localidade esteja relacionado a algum conquistador navarro de Valência e da Andaluzia, e que tornou-se proprietário de terras. Talvez o étimo tenha como origem o basco Narbaitz (Narbáez), que significa “campo de feno”.
O primeiro de que se tem notícia foi Sancho Rodrigues, senhor da vila de Narváez em 1264, por ser um dos cavaleiros que lutaram contra os mouros em Baeza, na Andaluzia. Sancho foi casado com dona Joana, com quem teve João Rodrigues de Narváez, cavaleiro que serviu ao rei dom Jaime de Aragão (1208-76) na luta contra o reino de Valência. De João Rodrigues descende dom Rodrigo de Narváez, que passou a Portugal e casou-se com Francisca de Freitas, no século 18. Em Portugal, Narváez passou a ser escrito Narvais.
O sobrenome chegou à América com Pánfilo de Narváez (1470-1528), conquistador espanhol que atuou no México, Cuba e Jamaica. No Brasil, há registros de imigrantes Narváez e Narvais, chegados entre o final do século 19 e o começo do século 20.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor Luis Pacheco de Narváez (1570-1640).