Negreiros

Imagem de uma pessoa de perfil, com destaque para um dos olhos, sobrancelha e cabelo.

Sobrenome ibérico cujas origens não são claras. Pelo uso da preposição de, é provável que seja proveniente de um topônimo, não sendo conhecida a sua localização original. Querem alguns que venha do couto de Negrelos (ou Negrellos), no termo do Porto, enquanto outros o associam a Negreiros, no concelho de Barcelos, em Portugal. Há também a vila de Negreira, na província espanhola de La Corunha.

De qualquer forma, é provável que a região tenha origem no apelido medieval dado a alguém que tinha a pele, o cabelo ou a barba negra – vindo do latim niger, nigror ou nigredo, “negro” ou “cor negra”. Pode, ainda, fazer referência a alguém ou a um lugar onde se tratava ou traficava negros escravizados. Existem, dessa forma, mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação entre elas.

Em Portugal, entre os nomes mais antigos está o de Rui Mendes de Negreiros, que viveu na primeira metade do século 15 e foi bisavô de Ambrósio Mendes de Negreiros, morador de Estremoz e o primeiro a receber brasão de armas por sucessão, em 15 de outubro de 1565.

O sobrenome chegou ao Brasil no século 16. Entre os nomes de destaque na história do país está o de André Vidal de Negreiros (1620-80), transformado em fidalgo, comendador e cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi um dos comandantes na luta contra os holandeses no Nordeste na década de 1640. Foi governador do Maranhão (1655-6), Pernambuco (1657-61 e 1667) e Angola (1661-66).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista Gustavo Negreiros, o treinador de futebol José Edicarlos Lima Negreiros, o “Negreiros”, e o artista plástico português José Sobral de Almada Negreiros (1893-1970).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima