Nobre

Sobrenome português proveniente de alcunha, podendo ser referência à fidalguia ou a questões morais (atitude, grandeza). Nobre vem do latim nobilis, “célebre”, “de origem ilustre”. Por ter se originado de apelido, há mais de uma família, sem que haja ligação alguma entre elas.

Em Portugal, uma das mais antigas vem de Manuel Martins Nobre, que no século 16 serviu na África, onde mostrou grande ousadia na tomada de uma cidade moura, fazendo com que o rei luso, admirado, exclamasse “nobre foi o feito”, tendo daí se originado o apelido. Deste Manuel Martins surgiu a família Nobre de Tavira, no Algarve, que recebeu brasão de armas em 1671 com o capitão Manuel Nobre de Canelas.

No Brasil, há registros desde o tempo colonial. Entre outros, temos documentos do sargento-mor André da Silva Nobre, domiciliado em Rio das Contas, Bahia, em 1735. No Rio Grande do Norte, uma numerosa família descende do coronel Vicente Ferreira Nobre (1777-1861), filho de Francisco Xavier Barbosa e Rita Maria de Jesus.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o cantor e compositor João Eduardo de Salles Nobre, o Dudu Nobre.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima