Nogueira

Imagem de um saco de nozes no chão, representando a origem do sobrenome nogueira

Nogueira é um sobrenome toponímico português, tomado da Torre de Nogueira, na freguesia de São João de Nogueira, em terras do Barroso, em Viana do Castelo, ao norte de Portugal. Nogueira é uma árvore cujo nome vem do latim medieval nocaria, de nux, nucis, todo fruto com amêndoa, de casca dura ou nozes.

Afirmam os genealogistas que a família é muito antiga e que poucos fidalgos lusitanos não têm nas veias o sangue dos Nogueira. O primeiro a usar o sobrenome foi dom Paio Nogueira, que viveu no tempo do rei dom Afonso VI (1047-1109), rei de Leão e Castela, e do conde dom Henrique (1066-1112). Dom Paio era “rico-homem”, assim chamados os nobres da época, e de seu casamento com dona Sancha teve os filhos dom Mendo, cavaleiro templário em 1089, e dom Paio Paes. Este, casado com dona Mendola, teve como filho dom Mendo Paes Nogueira, rico-homem e senhor da Torre de Nogueira e de Bobadela. Os filhos de dom Mendo Paes com dona Berengueira garantiram a descendência do sobrenome.

No Brasil

O sobrenome chegou ao Brasil no século XVI. Em São Paulo, Gaspar Nogueira foi tabelião e escrivão da Câmara de Santo André da Borda do Campo na década de 1550. No Rio de Janeiro, entre as famílias mais antigas, encontramos a de João Nogueira, casado em 1614 com Bárbara de Arão. Outras 27 famílias Nogueira são registradas entre os séculos XVI e XVII. Em Minas Gerais, há registro de Thomé Rodrigues Nogueira do Ó, guarda-mor de Baependi, em 1726.

No Rio Grande do Sul, o sobrenome foi adotado também por indígenas catequizados, como Francisco Nogueira, casado no Estreito, em 1791, com Joaquina Maria, ela também mencionada como “índia”.

Alguns Nogueira foram enviados pelo Santo Ofício em degredo para o Brasil. Entre eles, Antônio Nogueira (da vila de Arcos de Valdevez) e Marta Nogueira (de Lisboa). Ele por sodomia (em 1636) e ela por “manter um pacto com o diabo” (1641). 

Também há registros entre os cristãos-novos, judeus convertidos à força ao cristianismo no final do século XV. Entre eles, temos Beatriz Nogueira, natural de Linhares e filha de Diogo Rodrigues Nogueira (1664), e o mercador Antonio Rois Nogueira, morador da vila de Pitangui, em Minas Geris (1731).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Meire Nogueira (1940-2018), o músico Diogo Nogueira, o dramaturgo Alcides Nogueira e o cantor e apresentador de tevê Ronaldo Nogueira, o Ronnie Von.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade? Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima