Okamoto

Sobrenome japonês toponímico, ou seja, com origem no local de procedência da família — a quase totalidade dos sobrenomes japoneses indica características geográficas da região onde o clã vivia. Okamoto significa “sopé da colina” (de Oka, “colina”, e Moto, “origem”, ou “base”). É mais comum nas regiões central e oeste do Japão, especialmente nas ilhas Ryukyu.

O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 20, com um dos primeiros navios de imigrantes japoneses, o vapor Rio Jun Maru, que aportou em Santos, São Paulo, em 29 de junho de 1910. Nele estavam a família de Riotaro Okamoto, natural de Kochi, na ilha de Shikoku, e o solteiro Kazuo Okamoto, de Hiroshima. Diversos outros imigrantes Okamoto chegaram ao país ao longo as duas décadas seguintes.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o empresário Paulo Okamoto, presidente do Sebrae (2003-10) e do Instituto Lula.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima