Oliveira

imagem de um bonde português

Oliveira (ou de Oliveira) é um sobrenome toponímico de origem lusa, associado ao Paço da Oliveira, na freguesia de Santa Maria da Oliveira, em Arcos de Valdevez, norte de Portugal. O primeiro a usar o sobrenome foi Pedro de Oliveira, que viveu no século 13. Com Elvira Anes Pestana teve os filhos Pedro de Oliveira e dom Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, e o responsável por instituir o morgado de Oliveira em 1350. Dom Martim teve como filho ilegítimo dom Rodrigo, o bispo de Lamego.

No Brasil

Entre as famílias mais antigas está a do fidalgo Antônio de Oliveira, chegado à capitania de São Vicente junto com Martim Afonso de Souza em 1532. Foi capitão-mor de São Vicente em 1538 e 1549.

No Rio de Janeiro, entre os séculos 16 e 17, existiam quase cinquenta famílias com esse sobrenome, que apesar de origem nobre, assim como o Silva, se popularizou no Brasil colonial.

Oliveira também foi um sobrenome usado entre os judeus, convertidos ou não. O fundador do ramo judeu dos Oliveira foi o rabino Abraham Benveniste, que viveu na localidade espanhola de Oliva, durante o século 15. Mesmo antes da expulsão dos judeus da Espanha, em 1492, eles eram conhecidos por “Olivares”, naturais de Oliva. A família se espalhou pela Europa e também pela América.

Em uma lista de judeus membros da congregação Tzur Israel, em Recife, durante o Brasil Holandês do século 17, se encontra um Moisés de Oliveira (“Moseh Doliveyra”). Era judeu também Martinho da Cunha de Oliveira Pessoa, ancestral do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935). Preso em Portugal em 1713, depois de libertado Martinho veio para Minas Gerais como “cristão-novo”, onde enriqueceu e atuou em uma sociedade judaica secreta, permanecendo por 25 anos no Brasil. Ao retornar para a Europa foi novamente preso e queimado na fogueira em 1747.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor e diplomata Manoel de Oliveira Lima (1867-1928), as atrizes Caroline Paola Oliveira da Silva e Luma de Oliveira, e a cantora Dalva de Oliveira (1917-72).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima