Ortega

Sobrenome toponímico espanhol, cuja origem é controversa. Alguns etimologistas afirmam que o nome viria do latim urtica, a “urtiga”, planta conhecida por causar reações como coceira, queimor e vermelhidão na pele. Outros pesquisadores fazem ligação com o nome germânico Ortwig (que poderia ser traduzido como “amigo da espada”).

Por fim, alguns fazem ligação com a localidade de Quintanaortuño (a Quintana Fortunii dos romanos), em Burgos, lugar de nascimento de São João de Ortega, santo do século XII. Aqui a etimologia viria do nome próprio Ortún ou Fortún, do latim Fortunius, “o afortunado”, mais a terminação gentílica -eca ou –ega. Todas as opções podem estar corretas, haja visto que há mais de uma povoação com nome de Ortega na Espanha.

Como sobrenome, a família Ortega mais antiga tem origem em dona Ortega Ramírez, filha do rei Ramiro II de Leão (898-951) com a moura Ortega, irmã do rei mouro de Gaia, Alboazar. Este, por sua vez, era amante de dona Urraca, esposa e rainha de dom Ramiro II. Ortega Ramírez se casaria com Gustios González e com ele deixou descendentes. Ver mais no sobrenome Maia.

No Brasil, o sobrenome é mais comum a partir do século 20, com a chegada dos imigrantes espanhóis, mas a presença no país data dos primeiros tempos da colonização. O padre Manuel Ortega, português da Companhia de Jesus, era estudante na Bahia em 1584. Mais tarde, Ortega foi enviado ao Paraguai.

Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o ex-jogador de futebol argentino Ariel Ortega e o presidente e ditador da Nicarágua Daniel Ortega.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima