Ortiz

Sobrenome patronímico espanhol, com origem do prenome catalão Fortún, derivado do latim Fortunus, dado as pessoas de boa sorte, afortunados. No dialeto basco, o prenome ganhou a forma Ortún (Ortum) e daí vem o Ortiz – segundo a interpretação basca, de oro-teitz, alto da colina.

Como patronímico, há várias famílias sem que haja entre elas alguma ligação consanguínea. Uma delas passou da Espanha para Portugal no século 15, com Afonso Ortiz de Vilhegas, fidalgo de Toledo. Casado com dona Maria da Silva teve os filhos que o seguiram na mudança de reino: dom Diego Ortiz de Vilhegas, o Calçadilha, bispo de Viseu; Fernão Ortiz de Vilhegas; e Iñigo Ortiz, também chamado de Calçadilha, e cujos filhos dão seguimento ao sobrenome Ortiz em Portugal.

No Brasil

Da Península Ibérica o sobrenome passou ao Brasil; por meio direto, vindo de Portugal, ou entrando na região sul do país através da América Espanhola.

Entre os primeiros a chegar estão os Ortiz descendentes dos castelhanos Francisco de Camargo e de Gabriela Ortiz que século 16 se fixaram em São Paulo e dão origem aos Ortiz de Camargo. Outro nome conhecido é o do bandeirante João Leite da Silva Ortiz, que em 1701 chegou ao local onde mais tarde Belo Horizonte (MG) seria construída, recebendo carta de sesmaria em 1711.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Aírton Ortiz, o ator e diretor Daniel Ortiz e o ex-jogador de futebol de salão da seleção brasileira Luís Fernando Roese Ortiz, o Ortiz.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima