Osório, Osorio

Imagem de uma caverna de pedras com apenas uma brecha de luz, remetendo ao motivo que levou a origem do significado osorio

Sobrenome patronímico ibérico, com origem na Espanha. A grafia do nome próprio aparece ao longo do tempo como Osoiro, Osouro, Disouro, Disoiro, Isoiro e Isouro. Já como sobrenome, nas variações Osores, Osoures ou Zores, sendo mais comuns hoje as formas Osório (Osorio) e Ozorio. Há, porém, quem acredite que o prenome viria de Soeiro, nome próprio que também deu origem a Soares.

É uma das famílias mais antigas de Castela e Leão. O patriarca seria Gutier Rodriguez, que viveu no tempo de dom Ramiro, rei de Leão no século 10. Historiadores espanhóis afirmam que ele teria entrado em uma caverna onde ninguém se aventurara entrar porque supostamente era povoada por demônios e daí teria tirado o apelido. Entre os germânicos antigos, o urso (Oso) era identificado como um demônio. Talvez venha daí o termo usado para o sobrenome: um “caçador de ursos” (em latim ursarius).

Destes descendem Rodrigo Pérez Osorio de Villalobos, que esteve na batalha de Navas de Tolosa, em 12 de julho de 1212, e dom Alvar Nuñez de Osorio, conde de Trastamara, influente junto ao rei dom Afonso XI de Castela (1311-50).

Da Espanha pelo menos três famílias Osório passaram a Portugal. A de dom Martim Osores (Ozores), senhor de Fiães, na Galícia, cujo filho Osorio Martins teve senhorio nas vilas de Figueiró da Granja, de Santa Eufêmea, Arco, Vieiro e Penaforte. O neto Diogo Osores deu seguimento a esta linhagem. As outras duas famílias têm como origem dom João Osório, da casa dos marqueses de Astorga, e dom João Peres Osório.

No Brasil

A família é conhecida por meio do Marechal Manuel Luís Osorio (1808-79), que lutou na Guerra do Paraguai e em outras guerras no Prata. O sobrenome Osório (com acento) é utilizado pela cidade gaúcha que leva o nome do marechal e em muitos livros, documentos e locais públicos. A família, no entanto, utiliza Osorio (sem acento). O mesmo ocorre com o Exército Brasileiro, onde Osorio é patrono da cavalaria. O general herdou o sobrenome do avô materno, que tinha ancestrais em Portugal e cuja grafia do século 18 era Ozorio (com a letra z).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator brasileiro Pedro Osório, a atriz Carolina Osório de Castro, a Carol Castro, e o ex-jogador e treinador de futebol colombiano Juan Carlos Osorio.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima