Passos, Paços

Sobrenomes portugueses com origens distintas. Paço ou de Paços é um toponímico, alusão aos palácios reais ou a um palácio em específico. Em Portugal, Paço designava o local de residência ou de despachos do rei. O termo vem do latim Palatium, “Palatino”, a colina na Roma antiga onde ficava a moradia imperial. Há, por certo, diversas famílias na Península Ibérica com este sobrenome sem que haja ligação alguma entre elas. Alguns genealogistas acreditam que o ramo mais antigo, os de Paços de Probém, remonta aos tempos do rei Bermudo II de Leão, no século 10.

Já o sobrenome Passos tem origem religiosa, por devoção ao Senhor Bom Jesus dos Passos ou Senhor dos Passos, alusão ao caminho percorrido por Jesus Cristo em direção ao monte Calvário, onde foi crucificado.

No Brasil, o sobrenome está presente desde pelo menos o século 17. Entre os primeiros, temos registros de Domingos de Passos (1589-1676), natural do concelho de Montelongo, em Braga, e morador do Rio de Janeiro. Foi casado com Maria da Silva (1602-65), com quem teve pelo menos nove filhos nascidos no Rio. Entre os administradores coloniais, Braz Soares de Passos foi capitão-mor de Sergipe (1690-4).

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor José Luiz Passos.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima