Pavan

Sobrenome toponímico italiano, especialmente presente na região de Veneza, no norte da Itália. Pavan é a contração de Padovani ou Padovan, o originário da cidade de Pádua (Padova em italiano; Pàdoa ou Pàva, em vêneto), na região do Vêneto.

A origem do termo Padova é incerta, podendo vir do nome antigo do rio Pó, Padus, talvez do indo-europeu pat, “plano” (mesma raiz do latim patera, que também significa “plano”). Entre algumas variações do sobrenome, temos ainda Pavani e Pavanini. É documentado como nome de família desde o final da Idade Média.

No Brasil, o sobrenome chegou no final do século 19 com a imigração italiana. É muito comum nas listas de chegada. Entre os pioneiros, temos a família de Angelo Pavan, natural de Verona e fixada no lote 57 do Travessão Rondelli, em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, em 13 de dezembro de 1881. Além da região Sul, há registros de chegada no Sudeste, entre muitos outros, com Antonio Pavan (São Paulo, 1886) e Domenico Pavan (Espírito Santo, 1888).

Entre algumas personalidades com este sobrenome, mencionamos o escritor Sérgio Pavan.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima