Sobre Nomes

Pestana

Sobrenome português proveniente de um apelido, provavelmente dado a um ancestral de cílios compridos ou espessos. O primeiro de que se tem notícia foi dom João Pestana, que tomou parte da conquista de Coimbra, em 1064, com o rei dom Fernando I de Leão, o Magno (1016-65), e foi ali armado cavaleiro junto com Rodrigo Díaz de Vivar, El Cid (1043-99). Seu descendente João Anes Pestana (ca.1280-1367), casado com Maria Afonso de Perada, foi um dos povoadores de Évora.

No Brasil, a família Pestana esteve envolvida com a ocupação e a administração do território. Fernão Pereira Pestana de Noronha e João Pereira Pestana foram donatários do arquipélago de Fernão de Noronha no século 17. Além deles, Manuel Pestana de Brito foi capitão-mor de Sergipe (1654-6), Manoel Pestana de Mendonça foi capitão-mor de Santa Cruz (1723-6) e Jacinto de Araújo Pestana foi capitão-mor de Cumã no começo do século 18.

Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela. Entre alguns nomes históricos, mencionamos Augusto Pestana (1868-1934), engenheiro e político carioca que dá nome a uma cidade no Rio Grande do Sul; e Francisco Rangel Pestana (1839-1903), senador da República e membro do triunvirato que governou São Paulo durante a transição de regime, entre novembro e dezembro de 1889.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA