Sobrenome com mais de uma origem. Na Península Ibérica, vem do latim beccus, “bico”, a parte saliente da cabeça de aves, especialmente a do galo. É encontrado nas formas Pico e Picos, no singular e no plural, e Picón, no aumentativo. Na Espanha, deu origem à cidade de Picón, na província de Ciudad Real, em Castilla-La Mancha, podendo daí ter originado nomes de família toponímicos.
Na França, especialmente na Savoia, fronteira com a Itália, as formas comuns são Picon, Piccon e Pichon, com origem em pic, “pico”, que pode indicar o ponto elevado de uma montanha ou uma ferramenta cortante e pontiaguda. O francês Gabriel Picon, que viveu no século 17, seria descendente da família de Nicolas “Piconis”, mencionado como conselheiro de Savona, na Ligúria, Itália, em 1259.
Em todos os casos, podem indicar um apelido (alguém de lábios grandes, por exemplo), a ocupação (alguém que usava a ferramenta) ou a localidade de origem de um ancestral.
No Brasil, há referências ao sobrenome desde o final do século 19, principalmente com a chegada de imigrantes espanhóis.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a influencer Jade Picon, filha de pai francês.