Piza

Torre de Pisa, em Pisa, Itália

Piza é um sobrenome ibérico, embora tenha origem na cidade italiana de Pisa. A etimologia é incerta, mas viria do etrusco para “boca”, “desembocadura” ou “estuário”, referindo-se ao rio Arno, na Toscana, que deságua no mar Tirreno. Poderia vir, também, do grego pisos, “lugar irrigado”. Tanto na Espanha como em Portugal, Piza normalmente é usado como nome de família composto, junto com o toponímico Toledo.

No Brasil, o sobrenome chegou com dom Simão de Toledo Piza (1612-88), natural de Angra, na Ilha Terceira, Açores, e cujo avô serviu ao rei da Espanha no México e no Peru. Ele foi juiz de órfãos de São Paulo e ouvidor da capitania. Casou-se, em 1640, com Maria Pedroso e com ela teve descendentes que deram seguimento ao sobrenome.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e escritor Daniel Luiz de Toledo Piza (1970-2011) e o comediante Ary Christoni de Toledo Piza, o Ary Toledo.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima