Ponte, Pontes, Ponti, Dal Ponte

Ponte sobre o rio Serchio, em Borgo a Mozzano, Itália

Sobrenome ibérico e italiano cuja origem é um apelido ou uma indicação geográfica (toponímico). Assim, foi adotado por diferentes famílias, sem qualquer ligação entre elas. Na Península Ibérica, a tradição afirma que o sobrenome surgiu do apelido dado a Sancho Peres, que no século 13 teria defendido a ponte sobre o rio Orbito, no vale do Salcedo, na Espanha, de um cavaleiro mouro.

Mais tarde, durante o reinado de dom Fernando I (1345-83), há referências a um Pedro da Ponte vivendo na região do Minho, em Portugal. No século seguinte, em 1443, o fidalgo castelhano Gonçalo Gonçalves Ponte foi feito escudeiro-fidalgo pelo infante dom Pedro, regente em nome do rei português dom Afonso V (1432-81).

Na Itália, embora também tenha ligação à construção elevada sobre um rio ou indicativo de nome de lugar, o sobrenome pode ter origem na antiga família romana Pontia ou no prenome Pontius, de Pôncio.

As muitas variações do sobrenome chegaram ao Brasil primeiramente com os portugueses, durante o período colonial, e depois como os imigrantes italianos entre o final do Segundo Reinado e a República. Essas variações e origens distintas podem ser observadas nos nomes dos imigrantes chegados em São Paulo. Entre outros, mencionamos Benvenuto Ponti, chegado em 1891, Clemente de Ponte, em 1897, e Giovanni dal Ponte, em 1923. Entre os lusitanos, ganharam destaque nomes como o de Antônio Pires da Silva Pontes (1750-1805), nascido em Minas Gerais e governador do Espirito Santo no final do século 18.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o engenheiro e primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes e o ator Everaldo Pontes.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima