Sobrenome toponímico, com origem na cidade do Porto, em Portugal, ou em outras localidades portuárias com este nome ou indicação geográfica na Espanha ou na Itália. O vocábulo porto deriva do latim portus, significando inicialmente “passagem” ou “abertura”. A antiga cidade romana chamada Portus Cale (“Porto de Cale”), hoje Porto, deu origem ao Condado Portucalense e mais tarde a Portugal.
Além do nome de família Porto com procedência lusitana, existem sobrenomes variantes associados a portos espanhóis e italianos, tais como Da Porto, Dal Porto, Dapporto, Di Porto, Portocarrero, Puorto, Puerto, entre outros. Muitos destes sobrenomes também foram adotados por famílias judaicas ou de cristãos-novos – judeus convertidos a força ao cristianismo.
No Brasil, vários luso-açorianos com o sobrenome Porto chegaram ao país durante o século 18. Levando em conta apenas os Porto de origem portuguesa, podemos destacar, entre algumas personalidades, Francisco Pereira Porto (1817-84), o barão de Caí, e o historiador Aurélio Porto (1879-1945).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA