Sobrenome espanhol, com origem na característica física de um ancestral ou em um patronímico. Em castelhano antigo, o apelido prieto era dado a pessoas de cor “muito escura, quase negra”.
Como no português e no galego (preto), procede do conceito para “denso”, no sentido de “apertado” — do latim appectorare; de pectus, “peito”, como em “noite apertada” e “noite escura”. Por metátese, pode ter origem também no nome próprio Pedro (Petro ou Pero), do latim Petrus, que procede do grego Pétros e vem do aramaico kephá (ou Cefas), de “pedra” ou “rocha”. Segundo a tradição bíblica, Pedro foi o nome que Jesus deu a Simão Bar Jonas, apóstolo, primeiro bispo de Roma e papa.
Prieto também é encontrado na Itália, tendo a mesma origem etimológica.
No Brasil, o sobrenome chegou no século 19, principalmente após os anos 1880, com as grandes levas de imigrantes espanhóis. Entre outros, mencionamos José Prieto, que vindo da Espanha a bordo do vapor Weber desembarcou em Santos, São Paulo, em 1888.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o locutor esportivo Nivaldo Prieto.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA