Quadros

Quadros é um sobrenome português, com origem em um toponímico espanhol, da cidade de Cuadros, no antigo reino de Leão. Em tempos antigos, cuadros correspondia a uma determinada porção de terra lavrada. Na Espanha é mencionado como nome de família desde o século 13.

Em Portugal, o sobrenome tem origem em Alonso de Cuadros, fidalgo que chegou ao país, desterrado por homicídio, no tempo do infante dom Pedro (1392-1449). Alguns autores supõem que ele estava entre os que tentaram assassinar o rei dom Pedro I de Castela, o Cruel (1334-69). Alonso fora alcaide-mor em Sevilha e, segundo a tradição, descenderia de Pedro Ilhão e de sua mulher Urraca Pires de Cuadros. Em Portugal, aportuguesou Cuadros para Quadros e passou a seus descendentes, entre eles Aires Gomes de Quadros, vedor da fazenda do rei dom Afonso V (1432-81).

No Brasil

De Portugal o sobrenome Quadros passou aos Açores e depois ao Brasil, sendo uma das famílias mais antigas a de Bernardo de Quadros, que chegou a São Paulo no século 16, sendo provedor e administrador das Minas e Juiz de Órfãos (1599). Várias famílias com este sobrenome chegaram ao Brasil principalmente durante o século 18.

Os Cuadros da Espanha também passaram à América Espanhola.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Jânio da Silva Quadros (1917-92), 22º presidente do Brasil (1961).

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima