Queirós (ou Queiroz em sua forma arcaica) é sobrenome toponímico ibérico, que se acredita ter origem no príncipe Constantino, filho dos imperadores de Constantinopla. Teria o príncipe socorrido o papa Estevão III (ca.723-72) contra Desidério (710-86), rei dos lombardos, e, por isso, recebido mercês no bispado de Oviedo. Na Península Ibérica, foi acolhido pelo rei dom Ramiro I das Astúrias (790-850). A tradição afirma que em certa ocasião, lutando contra os mouros, dom Ramiro foi cercado por soldados inimigos, ocasião em que Constantino teria gritado “Isqueiroz” ao rei, o que significaria “erguei-vos forte cavaleiro”. Com dom Ramiro impossibilitado de lutar, Constantino apeou de sua montaria, deu o cavalo ao rei e matou os inimigos do monarca. Depois do feito, dom Ramiro teria passado a chamar Constantino de “Isqueiroz”.
Para muitos historiadores, tal origem não é digna de crédito. O mais provável é Constantino tenha estabelecido sua residência no solar de Queirós (ou Quirós), nas Astúrias (Espanha), de onde viria o sobrenome. Para alguns filologistas asturianos, Quirós viria de um nome próprio latino, Caridosus; para outros, justificando a história de Constantino, teria mesmo origem grega.
De toda forma, casado com dona Gacinda Bernardo, Constantino teve o filho Pedro Bernardo de Queirós, que deu seguimento ao sobrenome nas Astúrias, em Castela e mais tarde em Portugal. Seu descendente Guterre Gonçalves de Queirós, sétimo senhor da casa e do solar de Queirós, foi alferes-mor de dom João I (1357-1433), rei de Portugal, com quem esteve na batalha de Aljubarrota, em 1385, carregando a bandeira real – ocasião em que teve os braços cortados pelo inimigo, conservando o estandarte português entre os dentes até a morte. Fernando Álvares de Queirós, que seria irmão consanguíneo de Guterre, era fidalgo asturiense tendo passado a Portugal por volta de 1378, no reinado de dom Fernando I (1345-83).
No Brasil
Da Portugal o sobrenome chegou aos Açores e ao Brasil, principalmente a partir do século 18.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor José Maria de Eça de Queirós (1845-1900), o ator Luiz Armando Queiroz (1945-99) e a escritora Rachel de Queiroz (1910-2003).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA