Sobrenome toponímico ibérico com origem no termo latino quintus, “a quinta parte”. Originalmente, Quintana (quintanus, “que ocupa a quinta fileira”) designava um pequeno mercado ou uma praça em um acampamento militar. Com o tempo, passou também a indicar casas de campo ou localidades rurais (as “quintas”), onde colonos podiam pagar a quinta parte da produção pelo arrendamento. Na Espanha, além de Quintana, temos os sobrenomes Quintanilla e Quintero, entre muitos outros.
Muitos genealogistas acreditam que os mais antigos Quintana sejam bascos, com origem em Sopuerta, Valmaseda e Vizcaya, na província de Biscaia. Em Portugal, desde o século 14, há registros dos sobrenomes Quintal e Quintanilha (de Quintanilla), com origem em famílias espanholas. Os Quintal migraram para os Açores e para a Madeira e, mais tarde, para o Brasil, onde há registros desde o século 17. Quanto aos Quintana, há registros da família do alferes Felipe Corrêa Quintana vivendo em Santos, no século 18.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, provavelmente a mais conhecida, destacamos o poeta gaúcho Mário Quintana (1906-94).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA