Ramalho é sobrenome português, possivelmente com origem em um apelido. Ou, mesmo não sendo usual a preposição, um toponímico; derivado de ramo ou rama, galho de árvore. É usado como nome de família desde o século 15, por meio de Gonçalo Anes Ramalho. Nem todos os Ramalhos, porém, descendem de um único ancestral.
No Brasil
No Brasil, o sobrenome está presente desde a chegada dos portugueses, sendo o primeiro João Ramalho (1493-1580), o “bacharel de Cananéia”, importante personagem da história do país, que teria chegado a São Vicente como degredado por volta de 1508. Nascido em Bouzella, comarca de Vizeu, seria filho de João Velho Maldonado e Catarina Afonso de Balbode – não se descartando origem judaica. Foi vereador e alcaide da vila de Santo André da Borda do Campo; além de guarda-mor de toda a região, tendo se instalado com a família na recém-fundada idade de São Paulo. Foi casado com a índia Bartira (Isabel Dias), tendo com ela (e outras) numerosa descendência.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos os cantores José Ramalho Neto, o Zé Ramalho, e Elba Ramalho.