Ramos

Ramos é um sobrenome ibérico. Entre os espanhóis, têm variações como Ramal, Ramajo e Rama. Embora a origem mais aceita seja a de procedência religiosa, referência aos cristãos nascidos no Domingo de Ramos, data da entrada de Jesus Cristo a Jerusalém no domingo anterior a Páscoa, Ramos também pode ser uma indicação geográfica (sobrenome toponímico). Vem do latim ramus, braço de um rio ou ramificação de uma árvore. Desse modo, exitem várias famílias com este sobrenome sem que haja conexão entre elas.

No Brasl

Chegou ao Brasil junto com os portugueses e açorianos desde os primeiros tempos da colonização. Há referências ao sobrenome em diversos estados do país ao longo do século 17.

O sobrenome foi adotado também por escravizados africanos e seus descendentes e por cristãos-novos, judeus convertidos ao cristianismo à força no final do século 15. No Rio de Janeiro, a “parda forra” Luzia Ramos deixou descendência com Antônio Moreira Guimarães (século 17).

Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o escritor Graciliano Ramos (1892-1953), o presidente do Brasil (1949; e 55-6) Nereu de Oliveira Ramos (1888-1958), a atriz Lucy Ramos e o ator Lázaro Ramos.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima