Rebouças

Trecho da rodovia nacional Hringvegur, na Islândia

Sobrenome de origem portuguesa, cuja origem etimológica é incerta. É provável que venha de um topônimo que procederia do verbo rebouçar, “fazer limpeza rápida em um terreno ou área”. “Bouça” — do latim vulgar baltea, “cinturão” — tem como significado “terreno baldio” e, para alguns estudiosos, teria o sentido de terreno não produtivo ou impróprio para agricultura e que serviria para pastagens.

No Brasil, entre outros, temos Gaspar Rebouças, contratador do tabaco estabelecido na Bahia de meados do século 17, e o capitão Pedro Rebouças da Palma (ca.1700-71), português que veio ao Brasil e se estabeleceu em Guaratinguetá, São Paulo.

Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos os engenheiros André (1838-98) e Antônio Rebouças (1839-74), netos de um imigrante português com uma escravizada alforriada, e a escritora Thalita Rebouças.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima